sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Rota dos Geossítios VI

O sexto passeio pela Rota dos Geossítios desenvolve-se em determinadas partes do território da união das freguesias de Covelo de Paivó e Janarde. O Pé ante pé começa a jornada de hoje no Portal do Inferno e Garra (G23) e, daqui, segue para o complexo mineiro da Poça da Cadela (Regoufe). Meitriz, Janarde e Mourinha são os locais das últimas paragens.

Sexto passeio pela Rota dos Geossítios


O passeio de hoje começa com uma passagem pelo Portal do Inferno e Garra. Situado a cerca de 1000 metros de altitude, o vigésimo terceiro geossítio (G23) de Arouca está classificado com um elevado nível de interesse turístico devido a sua panorâmica. Quem passa por este local de passagem estreita do planalto da Arada fica tanto com o sentimento de medo como de satisfação.

Portal do Inferno e Garra (G23)
Janeiro de 2016


O G23 está envolvido pelo afluente da ribeira de Covas do Monte
  (a Este) e pelo afluente da ribeira de Palhais (a Oeste)
Janeiro de 2016


O Portal do Inferno e Garra também integra a Rota
da Água e da Pedra (Montanhas Mágicas)
Janeiro de 2016


Se, por um lado, o Portal do Inferno é um local muito íngreme que amedronta as pessoas que por lá passam. Por outro lado, lança 'a sua garra' que permite o alcance de uma vista magnífica. O mesmo é dizer que, uma vez que a montanha é cortada por diversas linhas de água profundas, o G23 faz lembrar a separação de dedos de uma garra de uma ave.

Aldeia de Covas do Monte (S. Pedro do Sul) avistada do G23
Janeiro de 2016


A aldeia de Covas do Monte é uma Aldeia de Portugal
Janeiro de 2016


Na chegada a Regoufe...
Agosto de 2015


Depois do Portal do Inferno, o Complexo Mineiro da Poça da Cadela (G22) é o próximo destino. Localizado na parte superior da aldeia de Regoufe, este complexo fica para a história pela exploração de volfrâmio. As ruínas da central de exploração do minério que vemos hoje davam, aquando a II Grande Guerra (1939-1945), trabalho a muitos locais e forasteiros.

... é possível estacionar o carro junto das minas de Regoufe
Agosto de 2015


Complexo Mineiro da Poça da Cadela (G22)
Agosto de 2015


A aldeia de Meitriz é o próximo local de passagem
Janeiro de 2016


Realizada a visita às Minas de Regoufe (G22), é a altura certa para partir à descoberta dos Icnofósseis da área de Meitriz (G21). À chegada a aldeia de Meitriz, o GPS indica que há que atravessar a ponte sobre o rio Paiva junto da praia fluvial local. Mas, já fora do núcleo habitacional, o local indicado é de difícil acesso. E, uma vez sem resultados, a alternativa é partir para Janarde.

Aldeia de Meitriz
Janeiro de 2013



A Rota das Tormentas (PR 5) dá a conhecer as aldeias de
Janarde, Meitriz, Cortegaça e Silveiras
Abril de 2016


Meandros do Paiva (G20)
Abril de 2016


É do ponto alto do núcleo habitacional de Janarde que é possível avistar os Meandros do Paiva (G20) Os meandros são compostos "por duas grandes sinuosidades no curso do rio Paiva". Mas, segundo informações do site do Arouca Geopark, estes são "falsos meandros" pois os verdadeiros "apenas se formam em resultado exclusivo da dinâmica fluvial nas secções terminais dos rios".

É possível observar o G20 durante a parte inicial da PR 5
Abril de 2016


Aldeia de Janarde
Abril de 2016


Rubrica "Eu com o Pé ante pé"... em Janarde
Abril de 2016


Próximos dos Meandros do Paiva, estão os Conheiros de Janarde (G19) na margem direita do rio Paiva. Estes conheiros consistem em "amontoados de seixos e calhaus rolados" provenientes de "uma antiga exploração de ouro aluvionar", lê-se no site do Arouca Geopark. Acresce que este geossítio "testemunha a lavra a céu aberto nas margens do Paiva".

Conheiros de Janarde (G20)
Abril de 2016


Outra perspectiva dos Conheiros de Janarde
Abril de 2016


AVENTUREM-SE!
Abril de 2016


Agora, é tempo de partir em busca da Livraria do Paiva (G18) e dos Icnofósseis da área de Mourinha (G17). Uma tarefa que torna-se impossível devido à falta de acessos. Mas fica a explicação. A 'livraria' ergue-se sobre a ribeira de Mourinha (afluente do Paiva) e trata-se de estratos quartzíticos expostos na vertical semelhantes às lombadas dos livros quando dispostos numa estante.

Rio Paiva
Abril de 2016


Aldeia de Janarde com vista sobre o Paiva
Abril de 2016


À procura dos fenómenos geológicos de Arouca
Janeiro de 2016


A terminar e de acordo com informações do site do Arouca Geopark, os Icnofósseis da área de Mourinha (G17) "ocorrem em afloramentos" onde "destacam-se diversas superfícies de estratificação, bastante verticalizadas onde são facilmente observáveis inúmeros e diversificados icnofósseis". E, concluído o passeio de hoje, parto para o próximo que tem lugar em Canelas.

Aventurem-se e bons passeios!

Um até já,

TS