sexta-feira, 28 de abril de 2017

Uma Aventura em Ribeira de Pena

Ribeira de Pena é aquele destino imprevisto e, ao mesmo tempo, surpreendente que guardo no baú das memórias do último fim de semana de Março de 2017. Um concelho rico em espaços verdes e relógios de sol que tem uma ponte de arame sobre o Tâmega e um parque aventura fantástico. Juntem-se ao Pé ante pé nesta descoberta inesquecível por terras do distrito de Vila Real. 

Uma Aventura em Ribeira de Pena


O destino recai, hoje, sobre Ribeira de Pena. Uma escolha entregue ao acaso que leva-me, juntamente com o meu companheiro de caminhada e de vida, a viver uma aventura até aqui longe do meu imaginário. Mas retomo (em pensamento) ao posto de turismo do concelho em questão onde toda a história começa numa incógnita.   

Posto de turismo de Ribeira de Pena


Marca da presente da GR1 - Rota do Volfrâmio


Parque de lazer e recreio de Lamelas


No miradouro do parque de Lamelas


Centro de Ribeira de Pena avistado do parque de Lamelas


A verdade é que a ida ao posto de turismo de Ribeira de Pena não foi produtiva. Valeram alguns dos panfletos recolhidos por lá pois, de resto, tudo na estaca zero. A alternativa seguida é a de explorar o território por conta própria. Um pouco a medo, devido ao tempo incerto sentido a 25 e 26 de Março passado, lá começam a ser desvendados os tesouros desta terra.

1,4 km separa o parque de Lamelas do centro de Ribeira de Pena


Igreja Matriz de Ribeira de Pena/ Igreja do Salvador


A 230 metros da ponte de arame sobre o rio Tâmega


Um pedaço de cidreira


Na mira dos percursos pedestres de Ribeira de Pena


Um pouco antes do posto de turismo e a 1400 metros do centro de Ribeira de Pena, o parque de lazer e recreio de Lamelas dá as boas-vindas a quem visita esta terra. Requalificado entre 2015 e 2016, este espaço verde é vizinho da Casa do Guarda Florestal e dos Viveiros. Aqui, é possível usufruir de uma área de merendas, de um miradouro e de um campo de jogos.

A ponte de arame integra o Roteiro Camiliano


À descoberta da ponte de arame


Esta ponte é uma atracção da PR 1 -  Caminho do Abade


Ponte de Santo Aleixo avistada da ponte de arame


A moda dos cadeados (aloquetes) na ponte de arame


Deixado o parque de Lamelas, o bichinho dos percursos pedestres vem ao de cima e está na altura de rumar até ao centro de Ribeira de Pena. Aqui, é possível iniciar a PR 1 - Caminho do Abade  - do concelho junto da Igreja do Salvador. Uma pequena rota linear  de nível fácil com 6 km de extensão e cerca de duas horas e meia de duração.

Cadeado vulgarmente conhecido como aloquete


Na ponte de arame 


A desvendar uma parte do Caminho do Abade (PR 1)


Uma das entradas da ponte de arame


Travessia da ponte de arame


O Caminho do Abade estabelece a ligação entre a Igreja do Salvador, no centro de Ribeira de Pena, e a Igreja Matriz de Santo Aleixo de Além Tâmega. É um trilho que começa com a apresentação de Friúme. O lugar onde morou, entre 1840 e 1842, o escritor Camilo Castelo Branco. E lugar que, nos dias de hoje, dá a conhecer a "Casa do Camilo" transformada em museu.

Ponte de arame


Ainda na ponte de arame


Na segunda travessia da ponte (retorno)


Rio Tâmega e vegetação envolvente


Igreja Matriz de Santo Aleixo de Além Tâmega


Ainda no Caminho do Abade, descobre-se uma ponte de arame incrível. Com uma vista esplêndida para a ponte de Santo Aleixo e para o mosaico florestal (na encosta), esta obra integra o Roteiro Camiliano de Ribeira de Pena. Uma ponte sobre o rio Tâmega com uma vegetação ímpar que a ajuda a ter ainda mais encanto.

Igreja Matriz de Santa Marinha


Área de lazer junto da Igreja de Santa Marinha


Igreja Matriz de Cerva


Relógio de sol (exemplar de Cerva)


Relógio de sol da Igreja Matriz de Cerca


Atravessada a ponte de arame, entra-se em território da freguesia de Santo Aleixo de Além Tâmega. E, na passagem pela aldeia, contemplam-se diversas casas brasonadas dos séculos XVII e XVIII. Habitações provenientes das fortunas alcançadas com a emigração para o Brasil.  Fica a curiosidade. E eis que o percurso termina junto da Igreja Matriz.

Exemplar de um brasão (em Cerva)


À chegada ao Pena Park Hotel ****


Pena Park Hotel **** (no exterior)


Pena Park Hotel **** (no interior)


À entrada do Pena Aventura Park


Terminado o breve roteiro pelo Caminho do Abade, deixo um conselho. Entrem no carro e sigam em direcção ao centro da freguesia de Cerva. Aqui, conseguem ver de perto um relógio de sol sem qualquer dificuldade. Pois, para quem desconhece, o concelho de Ribeira de Pena é rico em solares (relógios de sol) e brasões. E vale a pena admirar estas preciosidades.

A caminho da recepção do Pena Aventura Park


Exploração do Pena Aventura Park


Na direcção do Alpine Coaster


No ponto de partida do Alpine Coaster


A usufruir do Alpine Coaster


Em dois dias, é difícil conhecer tudo. Mas dá para aproveitar um pedaço de cada atracção de Ribeira de Pena. O primeiro dia é dedicado à sede do concelho, aos percursos pedestres e aos relógios de sol. E, entre este e o segundo dia, um pequeno descanso merecido no Pena Park Hotel. Um refúgio envolvido pela floresta. À mesma que guarda o Pena Aventura Park ali ao lado.

Alpine Coaster resume-se a uma viagem cheia de curvas
com muita adrenalina à mistura


Veículos do Alpine Coaster


Uma parte da estrutura do Alpine Coaster


Percurso Aventura


Passagem junto da área do Percurso Aventura


O Pena Aventura Park é o palco da despedida. Um parque com uma área verde de 16 hectares que disponibiliza um conjunto de actividades (fantasticable, alpine coaster, salto negativo, paintball, canoagem, canyoning, escalada, percursos aventura) e de serviços (estacionamento, bar, esplanada, wireless, bungalows). O Alpine Coaster e o Fantasticable destacam-se.

À procura do Fantasticable


Junto da área do Fantasticable


Preparados/ equipados para uma nova aventura


Preparada para um passeio memorável

O Fantasticable de Ribeira de Pena é considerado
um dos maiores do mundo


No Alpine Coaster, o carro voa ao descer a montanha durante cerca de 700 metros de curvas e contra curvas. E, no Fatasticable, viaja-se a uma velocidade máxima de 130km/h num cabo com 1538 metros que liga os lugares de Lamelas e Bustelo e está a 150 metros do chão. Viagens assustadoras à primeira impressão, mas inesquecíveis a todos os níveis. Dá vontade de repetir.

Aventurem-se e bons passeios!

Um até já,

TS