sexta-feira, 30 de junho de 2017

Passadiços do Paiva 2017

Os Passadiços do Paiva estão de parabéns. Inaugurados a  20 de Junho de 2015, os passadiços de Arouca (já com dois anos sobre a abertura) continuam a receber centenas e centenas de visitantes de Portugal e do estrangeiro. A estrutura de madeira mais famosa do país tem sofrido danos provenientes de incêndios, mas reergue-se sempre apresentando novas cartas.






































Nos Passadiços do Paiva... (*)


Acima, registos fotográficos captados ao longo dos cerca de oito quilómetros da estrutura de madeira dos Passadiços do Paiva. Uma caminhada, um passeio e um convívio entre amigos que, na sua maioria, vistam os passadiços pela primeira vez. E, nesta jornada, o Pé ante pé aproveita para usufruir de recantos naturais memoráveis de Arouca e insiste na teoria do querer é poder. 

Aventurem-se e boas caminhadas!

Um até já, 

TS



(*) Registos fotográficos de 3 de Junho de 2017




segunda-feira, 19 de junho de 2017

Caminhada Solidária de Escariz

A Caminhada Solidária de Escariz reúne, numa manhã quente, habitantes locais e pessoas de freguesias vizinhas para juntos caminhar pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. O Pé ante pé está em casa e a causa da caminhada é nobre. Motivos suficientes para participar e enfrentar as altas temperaturas sentidas no domingo passado (18 de Junho).

Grupo de participantes da Caminhada Solidária de Escariz


O percurso traçado é circular e acessível com início e fim junto do Centro Social e da sede da Junta de Freguesia de Escariz. Às 9 horas, o aquecimento com uma pequena aula de zumbra. E, meia hora depois, a caminhada começa rumo a Vér. Os participantes são conduzidos para caminhos florestais e rurais, passando pela povoação e estrada velha de Vér.













Deixada a estrada velha de Vér, os caminheiros são guiados para os campos agrícolas de Vale-de-Lameiro. E, deste lugar, seguem para Alvite de Cima onde admiram um moinho em funcionamento. E, num instante, um grão de milho vira farinha. E também num abrir e fechar de olhos chega-se ao lugar do Viso onde os participantes entram numa zona florestal.














Eis que os caminheiros atingem a antiga calçada do Cruzeiro. Daqui, é possível avistar o monte de Coruto onde, noutros tempos, existiu um castelo. E é para junto do monte e da sede da Junta de Freguesia de Escariz que todos seguem a bom passo para terminar a caminhada em beleza com uma fotografia de grupo.

Aventurem-se e boas caminhadas!

Um até já,

TS