domingo, 10 de novembro de 2019

No Parque Nacional de Timanfaya

O Parque Nacional de Timanfaya guarda grande parte das preciosidades das Ilhas Canárias. Situado nos municípios de Yaiza e Tinajo, este parque contem mais de duas dezenas de vulcões que levaram a UNESCO a atribuir o estatuto de Reserva da Biosfera a Lanzarote. E, de férias na ilha vulcânica, o Pé ante pé lá esteve em 'tour'.

Com "El Diablo" no Parque Nacional de Timanfaya


Escolhido o 'tour' (Ofertas turísticas não faltam! Haja vontade de abrir os cordões à bolsa...), lá fomos até ao Parque Nacional de Timanfaya. Sendo que este fica bem pertinho da Playa Blanca onde estivemos alojados. Mas antes da visita ao parque nacional e ainda no autocarro, avistamos salinas e (já fora do autocarro) visitamos o El Golfo. Uma lagoa verde formada por uma cratera que prende a atenção dos turistas devido ao seu enquadramento natural.

Salinas à vista


El Golfo


No El Golfo


Uma caravana de camelos


Passeio de passeio





Acima, 4 fotos captadas no Parque Nacional de Timanfaya


Já no Parque Nacional de Timanfaya, o nosso primeiro passeio numa caravana de camelos que para ser sincera não foi muito agradável (duas cadeiras, duas pessoas, sacos pesados para equilibrar as cadeiras e isto só para um camelo... meteu-me uma certa confusão!). Mas adiante. A próxima paragem é no Islote de Hilario que (de acordo com informações do guia) é um dos lugares mais quentes do parque.





Acima, 5 fotos captadas no Parque Nacional de Timanfaya


Igreja da Nossa Senhora das Dores (*)


Mancha Blanca é uma aldeia agrícola e vinícola 


Prova de vinhos


Doce ou amargo? Doce!


No Islote de Hilario, comprova-se a veracidade no que toca ao Parque Nacional de Timanfaya ser um dos lugares mais visitados da ilha de Lanzarote. E temos a oportunidade de assistir a duas manifestações: em primeiro, são colocados pequenos extractos do solo nas mãos dos turistas de forma a comprovar que não é possível manter os mesmos intactos nas nossas mãos devido à elevada temperatura; e, em segundo, assistimos ao colocar de um balde de água num orifício do solo o que leva em poucos segundos a ser expedi-lo um jacto enorme de vapor. É incrível!

Videiras de Lanzarote


Na zona norte da ilha de Lanzarote


Junto da entrada dos Jameos del Agua


Jameos del Agua situam-se no município de Haria


Caverna de lava + lago


Caverna de lava + auditório


Nos Jameos del Agua


'Casa de los vulcanes'


Jameos de Agua são uma criação do artista local Manrique


Ainda no Islote de Hilario, é possível almoçar no restante o El Diablo e adquirir 'recuerdos' numa loja de lembranças. E, para terminar o 'tour', deixamos a zona sul da ilha de Lanzarote para conhecer um pouco do norte onde fazemos a última paragem nos Jameos del Agua. Um espaço artístico, cultural e turístico criado pelo artista e arquitecto local César Manrique e que guarda cavernas de lava, tornando o local idílico.

Aventurem-se e boas viagens!

Um até já,

TS



(*) A Igreja da Nossa Senhora das Dores situa-se na aldeia de Mancha Blanca e, por sua vez, esta aldeia do sul de Lanzarote integra o município de Tinajo. E a curiosidade é que a Nossa Senhora da Dores é a padroeira da ilha dos vulcões.