A Rota do Conglomerado é mais uma sugestão de percurso pedestre do concelho de Mira, distrito de Coimbra. Iniciada no núcleo principal da vila, a PR4 é uma pequena rota circular de cerca de cinco quilómetros de extensão e pouco mais de uma hora de duração. E, nas férias de junho de 2019, o Pé ante pé passou por lá à semelhança da PR2 - Rota dos Moinhos.
PR 4 de Mira - Rota do Conglomerado |
A partida dá-se (e é aconselhada no folheto informativo da PR4) no centro da vila de Mira, mais concretamente junto da estátua do Infante D. Pedro situada no jardim do Visconde da Corujeira. Trata-se um espaço de lazer com bancos de jardim e belas sombras. E também com um escorrega e outros divertimentos para os mais pequenos.
Acima pormenores registados ao percorrer a PR4 de Mira Junho de 2019 |
Em tempo de férias, é um belo passeio que possibilita o conhecimento do centro de Mira, de caminhos florestais e rurais e ainda de uma parte da pista ciclo-pedonal do município. O Conglomerado propriamente dito escapou-nos pois o objetivo era dar corda às sapatilhas e descontrair acima de tudo. Mas, para quem quiser obter mais informação, é fazer uma visita ao Museu do Território da Gândara(1).
Aventurem-se e boas caminhadas (de momento, nos arredores de casa)!
Um até já,
TS
(1) Museu situado no centro da vila de Mira, sendo nele possível ver elementos geológicos do Conglomerado de Mira.