O Natal é dos mais pequenos e é de todos caso os adultos tenham uma criança dentro de si. E, nesta época especial, o Pé ante pé deseja um FELIZ NATAL e um BOM 2016 a todos, dedicando atenção aos descobrimentos portugueses, à história de Portugal e à cidade de Coimbra. Hoje, é dia de visita ao Portugal dos Pequenitos que já tem 175 anos.
Nascido pela mão Bissaya Barreto e projetado pelo arquiteto Cassiano Branco, o Portugal dos Pequenitos é um parque lúdico-pedagógico criado a 8 de Junho de 1940 e destinado à Criança. Em plena época natalícia, uma visita a este espaço é uma sugestão de prenda para que pais e filhos, tios e sobrinhos, padrinhos e afilhados (etc.) esqueçam o quotidiano e entrem num mundo real de fantasia.
O Portugal dos Pequenitos dedica especial atenção aos descobrimentos portugueses, à história de Portugal e à cidade de Coimbra que o alberga. As ex-colónias, as ilhas dos Açores e da Madeira, os monumentos nacionais, a arquitetura das casas de norte a sul do país e a cidade dos estudantes compõem o parque lúdico-pedagógico.
À entrada do Museu do Traje do Portugal dos Pequenitos |
No interior do Museu do Traje |
Miniaturas de trajes expostos |
No parque, ainda é possível visitar o Museu do Traje e conhecer a reprodução fiel da primeira Barbie num espaço próprio dedicado a esta boneca norte-americana. Nascida em 1959, a Barbie surge com o objectivo de acompanhar "o imaginário e a apetência das meninas para imitarem, nas suas brincadeiras, comportamentos da adolescência e da vida adulta" lê-se numa placa informativa local.
O Brasil descoberto pelos portugueses em 1500 |
Ex-colónias portuguesas representados no parque |
Pormenor da Torre dos Clérigos e do Castelo da Feira |
Integrado desde 1959 no património da Fundação Biassaya Barreto, o Portugal dos Pequenitos é um dos pontos de interesse a visitar numa passagem pela cidade dos estudantes. Seja inverno, primavera, verão ou outono, o parque lúdico-pedagógico de Coimbra está de portas abertas para receber miúdos e graúdos.
Aventurem-se e boas festas!
Um até já,
TS
Sem comentários:
Enviar um comentário