Arouca é uma caixa carregada de surpresas que encontram-se espalhadas pelo vasto território do concelho. Os últimos dias de 2015 e os primeiros de 2016 são destinados às origens do Pé ante pé que, hoje, começa um novo desafio chamado 'Rota dos Geossítios'. Uma série de fenómenos geológicos e vistas panorâmicas que vão querer conhecer.
O Arouca Geopark é um território composto por fenómenos de extrema importância geológica e não só. Estão identificados 41 geossítios que o Pé ante pé revela, nesta e nas próximas publicações, como sugestões de passeio. É preciso tempo para conhecer e, uma vez que todos os minutos são preciosos, há que aproveitar parte deles para explorar o concelho de Arouca.
O primeiro passeio pela Rota dos Geossítios leva-me à Serra da Freita. Esta escolha é inevitável. Este é o lugar que amo e, aqui, começo com o primeiro geossítio do mapa do concelho. Trata-se da Panorâmica do Detrelo da Malhada. A meu ver, uma boa escolha para começo da jornada de hoje pois a minha primeira visita à varanda do G1 é recente e curiosa.
As primeiras pegadas pela varanda do Detrelo da Malhada ocorrem, em Novembro de 2015, aquando de mais uma caminhada pela Freita. Daí ser recente. A parte curiosa é que, durante a visita, apresento a pessoas amigas algo que fisicamente também desconheço. Mas, nesse momento, passo da teoria à prática e a realidade dá-me uma vista panorâmica maravilhosa.
Caminhada e passeio de amigos com passagem pelo G1 Novembro de 2015 |
Olhando da esquerda para a direita, o Detrelo da Malhada permite-nos avistar a Pedra Má (G40), o Vale do Arda, a vila de Arouca, a Senhora da Mó (G24), o Vale do Paiva, o Vale de Moldes e a Serra de Montemuro. Integrada no território da freguesia de Moldes, esta panorâmica está situada em plena Serra da Freita que aos poucos começo a abandonar em direcção ao Côto do Boi (G2).
Côto do Boi (G2) fica próximo do Detrelo da Malhada Dezembro de 2015 |
O Côto do Boi integra o território da freguesia de Moldes Dezembro de 2015 |
Do Côto do Boi para os Viveiros da Granja Junho de 2014 |
Bolas quartzodioríticas dos Viveiros da Granja (G14) Dezembro de 2015 |
Deixado o Côto do Boi, é tempo de visitar os Viveiros da Granja (ali perto) onde está situado o décimo quarto geossítio (G14). A este correspondem as Bolas Quartzodioríticas que ajudam a compor o parque de lazer e de merendas dos Viveiros da Granja, em Moldes. Quem optar por percorrer as Cercanias da Freita, passa por este ponto de interesse do concelho de Arouca.
O G14 situa-se nos Viveiros da Granja (Moldes) Dezembro de 2015 |
A percorrer as Cercanias da Freita Junho de 2014 |
As bolas quartzodioríticas (G14) são pedras arredondadas com um grande interesse geomorfológico que encontram-se espalhadas pela zona florestal dos Viveiros da Granja. E, daqui, sigo para o Quartzodiorito de Espinho (G13) que fica perto da povoação de Chão de Espinho (Moldes). Conhecido como Pedra Cebola, o décimo terceiro geossítio apresenta diferentes estádios de alteração da rocha quartzodiorítica e aparenta ter casca de cebola.
Placa do G13 - Quartzodiorito de Espinho Dezembro de 2015 |
Quartzodiorito de Espinho ou Pedra Cebola Dezembro de 2015 |
Depois de conhecer a Pedra Cebola, aconselho seguir para a Panorâmica da Senhora da Mó (G24). Nada mais e nada menos do que o miradouro mais conhecido de Arouca pela vista panorâmica de 360º que proporciona sobre a geomorfologia da área do geoparque. Aqui, a vila de Arouca, o Vale de Moldes e o Vale do Arda têm direito a um bom lugar ao sol.
O G24 situa-se no monte da Srª da Mó (Arouca) Dezembro de 2015 |
Panorâmica da Senhora da Mó (G24) Dezembro de 2015 |
O cimo do monte da Senhora da Mó é um excelente local para fazer um balanço do primeiro passeio pela Rota dos Geossítios. Inicia-se na Panorâmica do Detrelo da Malhada e é seguido pelo miradouro do Côto do Boi, pelas Bolas de Quartzodioríticas dos Viveiros da Granja e pela Pedra Cebola. Quatro geossítios (1, 2, 14 e 13) tidos como bons cartões de visita de Moldes.
Capela da Senhora da Mó Dezembro de 2015 |
Convento e Câmara Municipal de Arouca avistados da Srª da Mó Dezembro de 2015 |
Percorridos os fenómenos geológicos e vistas panorâmicas da freguesia de Moldes, chega-se ao cimo do monte da Senhora da Mó onde encontra-se uma pequena capela branca que é avistada de vários pontos do território do concelho. A panorâmica da Srª da Mó (G24) proporciona uma vista ampla e bela sobre a também pequena vila de Arouca.
Recriação Histórica no Convento de Santa Maria de Arouca Julho de 2014 |
Cortejo de carros de bois da Feira das Colheitas Setembro de 2015 |
E, uma vez que o G24 integra a freguesia de Arouca, nada como deixar a Panorâmica da Senhora da Mó em troca de uma visita à vila para conhecer os saberes e sabores arouquenses. O Convento de Santa Maria de Arouca, o Museu de Arte Sacra, o Museu Municipal e a Casa do Pão-de-Ló são alguns dos locais de passagem obrigatória.
Arouca é terra de percursos pedestres Setembro de 2015 |
Fatia do Pão-de-Ló de Arouca Outubro de 2014 |
Com o estômago bem aconchegado, é tempo de deixar as terras de Arouca, Burgo, Santa Eulália e Urrô para fazer uma última paragem na freguesia de Várzea. Aqui, é possível admirar a Pedra Má (G40) que fica junto da EN que liga Arouca a Vale de Cambra. Esta pedra trata-se de um afloramento rochoso conhecido por 'mau' devido à dureza da sua rocha.
A Pedra Má fica junto da EN que liga Arouca a Vale de Cambra Dezembro de 2015 |
Pedra Má (G40) é assim conhecida devido à dureza da sua rocha Dezembro de 2015 |
Panorâmica do Detrelo da Malhada (G1), Côto do Boi (G2), Bolas Quartzodioríticas dos Viveiros da Granja (G14), Quartzodiorito de Esspinho ou Pedra Cebola (G13), Panorâmica da Senhora da Mó (G24) e Pedra Má (G40) são os seis fenómenos geológicos apresentados como primeira proposta de passeio pela Rota dos Geossítios. A próxima sugestão leva-me novamente à Serra da Freita.
Aventurem-se e bons passeios!
Um até já,
TS
Estimados visitantes da «Rota dos geossítios»!
ResponderEliminarLi o V/ post, que muito apreciei, e aproveito para informar que a AGA - Associação Geoparque Arouca dispõem atualmente do KIT «Rota dos geossítios» que vos poderá ser muito útil. Este KIT é constituído por uma mochila e o guia «Rota dos geossítios do Arouca Geopark». No guia encontrarão os mapas dos 3 itinerários desta rota, respetivas descrições e registos fotográficos dos geossítios, bem como informação relativa a outros pontos de interesse.
Poderão encontrar mais informações em: http://loja.aroucageopark.pt/pt/products/kit-rota-dos-geossitios-4/
Saudações geoparquianas, Daniela Rocha
Obrigada Daniela Rocha pelo comentário e sugestão de aquisição do KIT «Rota dos geossítios». É com todo o gosto que farei a aquisição do mesmo pois acredito que irá preencher algumas lacunas relativas ao conhecimento que tenho do 'meu' território (Arouca).
Eliminar