quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Trilho de Santa Maria das Júnias

O Trilho de Santa Maria das Júnias é um percurso pedestre circular com 4 km de extensão e uma hora e meia de duração, como está inscrito numa placa local. Esta rota dá a conhecer a aldeia de Pitões das Júnias do concelho de Montalegre, o Mosteiro de Santa Maria e paisagens grandiosas da serra.

Placa informativa do percurso pedestre


Integrada no Parque Nacional da Peneda Gerês, a aldeia de Pitões das Júnias vê a população aumentar  no Verão. Emigrantes e turistas chegam atraídos pelo sossego da serra, pelas paisagens encantadoras e pela história. Dizem os ditos populares que a Nossa Senhora apareceu a um caçador, onde está situado o mosteiro recuperado, e pediu-lhe que fundasse a aldeia.

Aldeia de Pitões das Júnias


Os caminheiros e/ou visitantes encontram, perto de uma capela local, uma placa informativa do Trilho de Santa Maria das Júnias. E, a partir daí, é só seguir as indicações das marcas amarelas e vermelhas inscritas em pedras, árvores, etc. A grande atracção do percurso e da aldeia é o mosteiro e ruínas, junto do ribeiro do Campesinho. E é para lá que seguimos.

Capela local


Depois de deixar a estrada asfaltada de acesso à aldeia de Pitões das Júnias, esbarramos com uma calçada de paralelos e uma descida íngreme. Mas, até ao mosteiro, ainda temos de descer mais e mais por um caminho carregado de pedras. Eis que avistamos o Mosteiro de Santa Maria, uma construção medieval beneditina mais tarde ocupada pelos monges de Cister.

Indicação de direcção para o mosteiro e para a cascata


Aviso "Proibido Acampar"


Mosteiro e ruínas à vista



A paisagem que envolve a aldeia de Pitões das Júnias é magnífica e quem dá corda ao sapato e desce até ao ribeiro do Campesinho fica encantado com o todo que envolve o mosteiro e as ruínas. Uma vista de cortar a respiração. O vale é apertado, o rio é estreito e ouve-se o correr da sua água e o canto de algumas aves. 

Ruínas


Aviso de "Risco de desabamento"


Ruínas


Devido ao "risco de desabamento", as ruínas devem ser visitadas com cautela já que as estruturas que mantêm-se erguidas são instáveis. Quanto à Igreja e cemitério adjacente, têm o acesso interdito ao público e, sendo assim, a parte exterior do edifício é que pode ser admirada. 

Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Pitões das Júnias


Bem, o que posso dizer mais de Pitões de Júnias? Os motivos de atracção são o mosteiro, o ribeiro do Campesinho, a serra que abraça a aldeia, as paisagens e as histórias da terra. E, se ainda estão com dúvidas, a tudo isto podem acrescentar uma visita ao forno comunitário e ao centro interpretativo.

Centro Interpretativo do Planalto da Mourela


"Pitões das Júnias: aldeia pastoril no rebordo da Mourela"


Aqui, deixo mais uma sugestão de caminhada e passeio por terras de Montalegre. E, como as férias terminaram, muito fica ainda por descobrir. Por isso, espero um dia voltar para mais conhecer e quem sabe ter a possibilidade de rever locais visitados. 

Aventurem-se e bons passeios!

Um até já,

TS

Sem comentários:

Enviar um comentário