terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Na Senda do Paivô

Regoufe e Covêlo de Paivô são duas aldeias tradicionais e rurais que servem de palco para o início e fim de um espectáculo paisagístico intitulado Na Senda do Paivô. Falo hoje, no Pé ante pé, da travessia da décima terceira pequena rota (PR 13) do concelho de Arouca e dos encantos que pode ver, ouvir e sentir, percorrendo 4,5 km. 

PR 13 - Na Senda do Paivô


A PR 13  - Na Senda do Paivô - é um percurso linear de 4,5 km, que pode ter início em Regoufe ou em Covêlo de Paivô. Aqui, referencio Regoufe como ponto de partida. Começa-se, na chegada à aldeia, por estacionar o veículo junto às ruínas da central de exploração de volfrâmio. Depois, desce-se e explora-se as calçadas locais até atingir o largo da capela. E é daqui que toma-se o caminho da pequena rota.

Capela de Regoufe


Marca indicativa de Caminho Certo


À saída de Regoufe e a caminho de Covêlo de Paivô


O largo da capela e a área habitacional de Regoufe ficam para trás e segue-se um caminho marcado pela antiguidade, cheio de socalcos e, mesmo, com algumas pedras soltas. Pelo trilho, que liga Regoufe a Covêlo de Paivô, já passaram muitos carros de bois, animais e pessoas. Daí o desgaste do chão que, hoje, é na maioria percorrido por caminheiros como forma de lazer e de aventura.

Ribeira de Regoufe a caminho do rio Paivô


Uma pastora com o seu rebanho de ovelhas


Ovelhas a pastar nas imediações de Regoufe


Vales e montanhas como pano de fundo


Ao fim de 2 km de caminho, a ribeira de Regoufe desagua nas águas do rio Paivô e, daqui para a frente, este acompanha os caminheiros até à aldeia de Covêlo de Paivô. A paisagem, que envolve quem pela PR 13 passa, é algo de muito especial. Fácil e, ao mesmo tempo, difícil de descrever. Os vales e montanhas formam um pano de fundo magnífico aos nossos olhos, o cantar dos pássaros e o correr das diversas linhas de água são ouro para os nossos ouvidos.

Rio Paivô


Nas imediações da aldeia de Covêlo de Paivô


Aldeia de Covêlo de Paivô


Na companhia do ver, ouvir e sentir a Natureza, lá os caminheiros atingem a aldeia de Covêlo de Paivô. Aqui, termina a PR13 - Na Senda do Paivô - junto da capela local. Mas, antes de regressar a Regoufe, fica uma sugestão de visita à parte baixa da aldeia onde podem ficar a conhecer as casas e as vivências rurais da população de Covêlo.

Capela de Covêlo de Paivô


Sino da capela de Covêlo de Paivô


Rua de acesso à área habitacional de Covêlo de Paivô


Mergulhados na aldeia de Covêlo de Paivô, os caminheiros podem ainda conhecer a pequena praia fluvial local e usufruir do espaço. Até que chega a hora de dizer: Adios, adieu, auf wiedersehen, goodbye... E, no regresso, mais 4,5 km pela frente. Mas, agora, em sentido contrário. À chegada a Regoufe contabilizam-se 9 km de caminho percorrido e resta a dica para uma visita às ruínas locais.

Aventurem-se e boas caminhadas!

Um até já,

TS

Sem comentários:

Enviar um comentário