quarta-feira, 29 de abril de 2015

Canal du Midi (França)

Classificado como património da Humanidade pela Unesco desde 1996, o “canal du Midi” é um canal artificial composto por 328 obras como comportas, pontes, túneis e aquedutos. Localiza-se na região de Midi, em França, e é um destino de turismo fluvial muito procurado. Toulouse, Castelnaudary e Carcassonne estão entre os locais mais atravessados e hoje, no Pé ante pé, fiquem a conhecer a “Écluse de Saint Roch” e o “Argent-Double”.

Canal do Midi - La Redorte


O “canal du Midi” (canal do Midi em português) é a abertura marítima mais antiga da Europa. Concebido no reinado de Luís XIV de 1666 a 1681, servia para transportar mercadorias, facilitando as relações económicas, políticas e militares. Hoje em dia, ainda está em funcionamento, tem uma função exclusivamente turística e continua a ligar o oceano Atlântico ao mar Mediterrâneo.

"Écluse de Saint Roch"


Lago artificial de Castelnaudary


Pequena ilha de Catelnaudary


Numa visita à comuna francesa de Castelnaudary do departamento de Aude, é possível conhecer a “Écluse de Saint Roch” do canal do Midi. O bloqueio de Saint Roch fica num dos lados de uma ponte velha de acesso ao centro de Castelnaudary. Do outro lado da ponte, avista-se um lago artificial e uma pequena ilha que dão encanto à cidade.

Canal do Midi sobre o rio Argent


Depois de uma visita ao bloqueio do canal do Midi de Castelnaudary, o próximo destino é a Cité de Carcassone e, no regresso a casa, uma passagem pela comuna de La Redorte para admirar as aberturas sobre o rio Argent-Double (Argent-Duplo em português). Aqui, existe uma porta-canal com 11 arcos e o Argent-Duplo é um pequeno rio que passa por baixo do canal do Midi. Ou seja, quando o canal enche, a água deste cai directamente para o rio.

Canal do Midi - La Redorte 


O canal do Midi já teve muitas funções. Agora, serve de regalo aos olhos de quem o atravessa de barco ou, simplesmente, de quem visita os seus bloqueios e passeia pelos caminhos laterais que acompanham o correr das suas águas. Em suma, este canal completa mais um capítulo das férias do passado mês de março por terras de França.

Aventurem-se e bons passeios!

Um até já,

TS


Sem comentários:

Enviar um comentário