quarta-feira, 4 de maio de 2016

Caminhada Solidária

A Corrida da Mulher está à porta. É já no dia 15 de Maio que mulheres de vários pontos do norte do país iniciam, na Alameda do Dragão, uma corrida ou caminhada de 5 km cujos fundos revertem para o IPO do Porto. E, também com o objectivo de ajudar a  Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Junta de Freguesia de Fajões levou a cabo, no passado 25 de Abril, uma Caminhada Solidária.

Fundos revertem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro


O Pé ante pé esteve na Caminhada Solidária de Fajões e, hoje, apresenta os registos fotográficos e a descrição do percurso pedestre levado a cabo na manhã do 25 de Abril deste ano. Uma pequena rota circular com cerca de 10 km de extensão e três horas de duração que dá a conhecer aos participantes pedaços do património e da natureza da freguesia.

Passagem do rio Antuã junto do edifício da Junta Freguesia


"Contra o Cancro Todos Contam"


Jorge Paiva (presidente da Junta de Freguesia de Fajões)
dá início à Caminhada Solidária

A caminhada tem início junto da Sede da Junta de Freguesia

Capela da Nossa Senhora da Saúde


O presidente da Junta de Freguesia de Fajões, Jorge Paiva, dá início à Caminhada Solidária com uma breve explicação do percurso pedestre. O ponto de partida é assinalado no parque de lazer da Sede da Junta de Freguesia onde os participantes usufruem da companhia do rio Antuã. Daqui, seguem para a Capela da Nossa Senhora da Saúde.

A caminhar pela causa da Liga Portuguesa Contra o Cancro

O percurso permite desvendar diversas ruas de Fajões


Ainda é possível descobrir recantos nunca antes alcançados

A percorrer (re)cantos novos


O convívio faz parte desta 'onda de caminhadas'


Depois da passagem pela Capela da Nossa Senhora da Saúde, os participantes ultrapassam algumas ruas (asfaltadas) e lugares da freguesia de Fajões até atingir a rua dos Moinhos. Aqui, é proporcionada a descoberta de caminhos rurais e florestais ao longo de uma Carreira de Moinhos que ainda se encontra em funcionamento.

A boa disposição predomina com o avançar de novas descobertas


Carreira dos Moinhos

Ponte sobre o rio Antuã numa propriedade privada

Na ponte sobre o rio Antuã


Pequena cascata do rio Antuã


No final da Carreira dos Moinhos, os participantes são convidados a entrar numa propriedade privada onde é possível admirar um espaço verde zelado. Aqui, o destaque é atribuído a uma pequena cascata do rio Antuã que pode ser admirada de uma ponte construída (talvez) para esse efeito. E, depois de realizados alguns registos fotográficos, a propriedade é deixada para atrás.

Junto da pequena cascata do rio Antuã

Escadaria junto do rio Antuã (propriedade privada)


Saída da propriedade privada

A caminhar em direcção ao lugar do Pisão

Animais a pastar em terrenos florestais


Depois de conhecer a Carreira dos Moinhos e a pequena cascata do rio Antuã, os participantes seguem por caminhos florestais e rurais em direcção ao lugar do Pisão. Neste ponto do percurso, está na altura de tomar o trilho de acesso a Alvite (lugar da freguesia de Escariz) para, um pouco adiante, deixá-lo e enveredar para o regato das Candeeiras.

Caminho das Candeeiras


(Ainda no) Caminho das Candeeiras

Vista panorâmica sobre a vila de Fajões


A percorrer um trilho florestal

Um outro trilho florestal


Ultrapassado o caminho das Candeeiras, os participantes atingem o alto da Baganha integrado na rua Padre Manuel Gomes Moreira. Daqui, a vista panorâmica sobre a vila de Fajões é extensa sendo possível alcançar a Igreja Matriz, o vale do Antuã e a zona industrial de Cesar/Fajões. Posto isto, é tempo de abandonar a estrada de asfalto e enveredar por caminhos de floresta.

A festa em honra de S. Marcos é a 25 de Abril (todos os anos)


À entrada do largo de S. Marcos

Subida do Morro de S. Marcos

Capela de S. Marcos

S. Marcos


Os caminhos de floresta conduzem os participantes ao Morro de S. Marcos. E, em dia de festa (25 de Abril), é aconselhada uma visita à capela para dar uma turra no santo. O Pé ante pé segue a tradição e, já no exterior da capela de S. Marcos, é possível admirar a paisagem verdejante que envolve o morro. Neste ponto, os caminheiros encontram-se a 476 metros de altitude.

A capela de S. Marcos está a 476 metros de altitude

Início da descida do Morro de S. Marcos

A descer o Morro de S. Marcos

Marca verde de orientação da Caminhada Solidária

Caminheiros envolvidos por vegetação


Depois de descer o Morro de S. Marcos, o largo da festa convida os caminheiros a fazer uma breve pausa para recarregar energias. Retomando a pequena rota circular, está na hora de tomar o caminho florestal divisório entre Fajões (Oliveira de Azeméis) e Escariz do concelho de Arouca. E desce-se por este trilho em direcção à rua asfaltada das alminhas da Ferrenha.

Travessia do caminho divisório entre Fajões e Escariz

Marca de orientação da Caminhada Solidária

Caminheiros por entre o tojo

Tojo florido

Alminhas da Ferrenha (Romariz)


Atingida a estrada de asfalto, os participantes avistam as alminhas da Ferrenha. E, aqui, fica uma curiosidade. Integradas na freguesia de Romariz, estas alminhas (em forma de mini-capela) marcam a fronteira entre três municípios: Arouca, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira. O que faz com que Escariz, Fajões e Romariz sejam localidades vizinhas.

Maias (flores das giestas)


Nas proximidades da nascente do rio Ul

O rio Ul nasce no lugar de S. Mamede (Fajões)

Caminho agrícola do lugar de S. Mamede

A caminhar junto dos campos agrícolas de S. Mamede


As alminhas da Ferrenha ficam registadas na pequena rota e, a partir daqui, os caminheiros seguem pelo caminho agrícola de S. Mamede. E, percorrendo este trilho, descobrem a nascente do rio Ul. Esta está guardada pelos campos agrícolas situados no chamado "Lameirinho" que fica a poucos metros da estrada asfaltada. 

Travessa do Souto


Rua da Fonte

Fonte construída em 1976


Travessia  da Serra da Naia

Uma maia (flor das giestas)


Após a descoberta da nascente do rio Ul, os participantes da Caminhada Solidária ultrapassam a travessa e o largo do Souto para, de seguida, subir a rua da Fonte do lugar de S. Mamede. Um pouco adiante enveredam por um trilho florestal à direita que os leva a atravessar a Serra da Naia até atingir a Urbanização do Picoto. Segue-se a rua do Barbeito e a rua do Calvário.

Ainda na Serra da Naia

Alcance visual da traseira da Igreja Matriz de Fajões

Já na recta final da Caminhada Solidária

Ultrapassada a rua do Calvário

Igreja Matriz de Fajões

O percurso pedestre chega à recta final com o avistar da Igreja Matriz. À qual, segue-se a descida da escadaria do Moca e a passagem pelo quartel dos Bombeiros Voluntários de Fajões. Caminha-se uns metros na estrada nacional até atingir o parque de lazer agregado ao edifício da Junta de Freguesia. E, assim, fica concluída a pequena rota circular de 10 km.








A Caminhada Solidária de Fajões termina, mas a causa da Liga Portuguesa Contra o Cancro continua a necessitar da ajuda de todos. Para as mulheres do norte do país, a Corrida da Mulher de 15 de Maio é uma boa oportunidade. Inscrevam-se e venham correr ou andar ao longo de 5 km pelas ruas da Invicta. Os fundos revertem para o IPO do Porto.

Aventurem-se e boas caminhadas!

Um até já,

TS


Sem comentários:

Enviar um comentário