segunda-feira, 18 de julho de 2016

Cabreia e Minas do Braçal

Os dias de Julho aquecem e pedem descanso junto de locais de lazer com direito a sombra e água. O Parque da Cabreia, na freguesia de Silva Escura do concelho de Sever do Vouga, é uma área muito convidativa nos meses de Verão. Um lugar onde a actividade física pode ser aliada aos momentos de descanso e diversão.   

Junto da Cascata da Cabreia (Sever do Vouga)
Julho de 2016


A sugestão de hoje passa por acordar bem cedo de forma a aproveitar as primeiras horas do dia (que são mais frescas) para descobrir os trilhos da PR 2 de Sever do Vouga. Intitulada de "Cabreia e Minas de Braçal", esta pequena rota é composta por três derivações circulares. A primeira com 3.5 km, a segunda com 6.6 km e a terceira com 10.5 km de extensão.

PR 2.3 - Cabreia e Minas do Braçal
Julho de 2016


Ruínas das minas do Braçal
Julho de 2016


Jardins adjacentes às ruínas das minas do Braçal
Julho de 2016


Junto do rio Mau (afluente do Vouga)
Julho de 2016


É junto do Parque da Cabreia que tem início a PR 2 - Cabreia e Minas do Braçal. Daí segue-se caminho para as Minas da Malhada e, logo depois, para as Minas do Braçal. E, antes de mais, é tempo para uma curiosidade: o rio Bom nasce na Serra do Arestal, desce em direcção à Cabreia e, assim que atinge a zona das minas, torna-se Mau.

Zona de vasta vegetação junto das Minas do Braçal
Julho de 2016


Caminho inverso: das Minas do Braçal para a Cabreia
Julho de 2016


Parque da Cabreia
Julho de 2016


Gaiteiro-azul (libelinha)
Julho de 2016


O complexo mineiro do Braçal é constituído pelas minas do Braçal, Malhada e Coval da Mó. E, de acordo com informações da Rota da Água e da Pedra, "permitiu [entre 1836 e 1972] a exploração de um maiores jazigos mineiros da região de Aveiro, (...) chegando a ter mais de 700 operários". Acresce que o "chumbo foi o principal produto extraído deste complexo".

Placas de madeira informativas e orientadoras
Julho de 2016


Cascata da Cabreia (Rio Bom)
Julho de 2016


No centro de Sever do Vouga
Julho de 2016


Mirtilos biológicos da Quinta da Remolha
Junho de 2016


No regresso ao ponto de partida da caminhada, está a Cascata da Cabreia e o merecido descanso. Também integrada na linha T (Arestal) da Rota da Água e da Pedra, esta bela queda de água com cerca de 25 metros de altura é proporcionada pelo rio Bom. Uma beleza natural que atrai muitos forasteiros à localidade de Silva Escura.

O comboio turístico ('Vouguinha') da Feira do Mirtilo
Junho de 2016


Sever do Vouga é a capital do mirtilo
Junho de 2016


Quim Barreiros na Feira do Mirtilo
Junho de 2016


Multidão assiste à actuação do Quim Barreiros
Junho de 2016


E, depois da caminhada e do convívio na Cabreia, a tarde termina com uma visita ao centro da capital do mirtilo. Um edifício laranja (biblioteca), um lago e um coreto de madeira sobressaem no verde do jardim municipal de Sever do Vouga. E uma boa oportunidade para visitar esta vila do distrito de Aveiro é aquando a realização da Feita do Mirtilo, na última semana de Junho.

Um até já,

TS


Sem comentários:

Enviar um comentário