terça-feira, 25 de outubro de 2016

Torre dos Clérigos

A Torre dos Clérigos é a sugestão e o destino de hoje. Uma visita há muito desejada que é concretizada num belo dia de Outono. Uma escadaria espiral conduz o Pé ante pé e os seus cúmplices ao ponto mais alto do ex-líbris da cidade do Porto. Aqui, é possível alcançar uma magnífica panorâmica sobre a Invicta, o Douro e Gaia. No fim, ficam registos memoráveis.

Visita à Igreja e Torre dos Clérigos


- Safa! Estou tonto de andar à volta!
- Afinal, foi preciso virem amigos de Lisboa para eu subir à Torre dos Clérigos - disse o Daniel.
Uma Aventura no Porto, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada


O excerto apresentado acima do livro "Uma Aventura no Porto" revela uma grande verdade. Por vezes, o que está perto de nós é o que está fora do nosso conhecimento. Então, toca a inverter um pouco esta ideia - do desconheço ao conheço o interior do ex-líbris da cidade do Porto - durante um passeio entre amigos.










A Torre dos Clérigos conta com 253 anos de história. É construída pelo arquitecto Nicolau Nasoni a convite da Irmandade dos Clérigos. Uma irmandade que nasce, em 1707, da união de três irmandades da cidade do Porto com o objectivo de exercer obras de piedade e caridade. À época (1763), a torre é considerada o edifício mais alto de Portugal com 75 metros de altura.










Antes da subida à torre, a visita é complementada com passagem pelas varandas da Igreja dos Clérigos e acesso a zonas de exposição.  A Igreja data de 1749, integra a obra mais emblemática de Nicolau Nasoni e é o ponto de partida desta aventura. Aqui, realço a imagem da Nossa Senhora da Assunção (padroeira) no altar-mor.










Alguns espaços do edifício dos Clérigos destinam-se à mostra de peças do acervo da Irmandade (colecções de pintura, mobiliário, ourivesaria, vestuário, ...) e à apresentação da exposição Christus que alia a arte à religião. Mas eis que é chegada a altura de subir até ao topo da torre para lá guardar memórias visuais inesquecíveis.








A Torre dos Clérigos já conta com 253 anos


A terminar, atinge-se os 75 metros de altura da Torre dos Clérigos e uma panorâmica encantadora sobre o Porto e Vila Nova de Gaia. Cidades que ganham mais encanto com a passagem do Douro entre elas. Um rio cheio de histórias para contar aos turísticos que curiosos passeiam de barco sobre as suas águas ou, simplesmente, descem a pé até à Foz na companhia das suas margens.

Aventurem-se e boa visita!

Um até já,

TS



Sem comentários:

Enviar um comentário