sábado, 31 de dezembro de 2016

Último passeio pelo Rota dos Geossítios

O último passeio pela Rota dos Geossítios fecha um ciclo de oito jornadas em torno dos fenómenos geológicos e 'janelas' panorâmicas de Arouca. 41 geossítios com as portas abertas no ano velho e no ano novo. Em Janeiro de 2016, o ponto de partida é dado na Panorâmica do Detrelo da Malhada. E, no fim de Dezembro, termino com o Marco dos 4 Concelhos.

No Marco dos 4 Concelhos
Junho de 2016


O Marco dos 4 Concelhos é o último ponto de interesse da lista de geossítios de Arouca (G41). Está situado no lugar de Sobreiros da freguesia de S. Miguel do Mato. E é aqui que termina a aventura de 2016 do Pé ante pé. Um desafio superado com alguns entraves que, no novo ano ou num futuro próximo, espero ver resolvidos.














A última aventura do ano começa na rua dos Quatro Concelhos onde aconselho o estacionamento do carro para a partir daqui percorrer 2.5 km a pé. O objectivo é atingir o Marcos dos 4 Concelhos (G41). Um marco de cimento que assinala o limite territorial de quatro municípios (Arouca, Castelo de Paiva, Gondomar e Santa Maria da Feira) como o seu nome indica.



















O Marco dos 4 Concelhos permite, a quem o alcança, ter uma vista privilegiada sobre o rio Douro e muitos outros pontos de interesse turístico e paisagístico. Entre eles a varanda do Detrelo da Malhada (G1), o Côto do Boi (G2) e os montes da Senhora da Mó (G24), do castelo roqueiro do Coruto, da Abelheira (Arouca) e do São Domingos (Castelo de Paiva).

Aventurem-se e Bom Ano Novo!

Até 2017,

TS

Sem comentários:

Enviar um comentário