"Fundada nos últimos anos a.C., a cidade de Conímbriga manteve-se romana até 468 d.C.", lê-se a inscrição durante a visita ao Museu Monográfico de Conímbriga. Um museu que, há precisamente dois anos, o Pé ante pé visitava em uníssono com as ruínas. E hoje revelo os registos fotográficos desse 9 de Dezembro de 2018 por terras de Condeixa-a-Velha.
![]() |
No anfiteatro das ruínas de Conímbriga |
Pois bem, as ruínas de Conímbriga situam-se na localidade de Condeixa-a-Velha do concelho de Condeixa-a-Nova. Estão a menos de 20 quilómetros da cidade de Coimbra e ficaram conhecidas no século XIX, começando assim os estudos arqueológicos em torno da antiga cidade. Mas, para saber mais, visitem o Museu Monográfico seja fisicamente seja online.
![]() |
Acima fotografias de 9 de Dezembro de 2018 nas ruínas e museu de Conímbriga |
Nas ruínas, destaco a 'casa dos repuxos' e o 'anfiteatro'. Os meus dois locais de eleição da antiga cidade romana. Acresce que, no decorrer da visita às ruínas, descobri a existência da PR 1 de Condeixa-a-Nova. Esta intitulada de "Rota de Conímbriga". E aqui está um bom e novo motivo para regressar a Conímbriga.
Aventurem-se e bons passeios!
Um até já,
TS
Sem comentários:
Enviar um comentário