sexta-feira, 31 de julho de 2015

Trilho do Águeda

O destino de hoje é a cidade de Águeda. Depois de duas visitas ao largo 1º de Maio, uma na abertura e outra no encerramento do Agitágueda, o Pé ante pé apresenta o Trilho do Águeda. Uma pequena rota circular, de fácil acesso, que desvenda as maravilhas do centro histórico de Águeda e as margens do rio que dá nome à capital do município. A lamentar é a interdição de uma parte do percurso junto ao parque de lazer de Souto do Rio.

PR 6 - Trilho do Águeda


A PR 6 - Trilho do Águeda - é uma das pequenas rotas do concelho de Águeda com início e fim no largo 1º de Maio, onde centram-se os principais eventos da cidade. O Agitágueda, de 4 a 26 de Julho, e a Festa do Leitão, de 9 a 13 de Setembro, são os dois grandes exemplos. Trazem às ruas os aguendenses e muitos forasteiros que procuram adquirir novos saberes e sabores.

Pegada indica a distância percorrida da PR 6.1


O rio Águeda é um fio condutor do percurso de hoje. Mas, para além das águas que correm debaixo da ponte da cidade, a pequena rota de 8 km apresenta duas derivações. Uma, a PR 6.1, é um trilho urbano que dá a conhecer as Alminhas de Paredes, o Parque Municipal de Alta Vila, a Igreja Matriz de Santa Eulália, as escadas do Adro, a rua de Luís de Camões e a praça da República. A outra, a PR 6.2, é um troço linear que aproxima os caminheiros da Quinta do Conde Sucena. 

Do Largo 1º de Maio às Alminhas de Paredes são 500 metros 


Parque Municipal a 400 metros das Alminhas


Parede exterior do Parque de Alta Vila


Entrada do Parque Municipal de Alta Vila


Capela do Parque de Alta Vila


A percorrer a PR 6.1, inicia-se o percurso no largo 1º de Maio em direcção às Alminhas de Paredes a 500 metros (m) de distância. Mais 400 m e é tempo de fazer uma paragem para conhecer o Parque Municipal de Alta Vila, que fica a 330 m da Igreja Matriz de Santa Eulália. Agora, acrescenta-se uns 50 m e atinge-se a rua Luís de Camões através das escadas do Adro. Um pouco à frente a praça da República e o largo 1º de Maio, onde começa e termina o trilho urbano. 

Do parque à Igreja Matriz são 330 metros


Fachada principal da Igreja de Santa Eulália


Igreja Matriz de Águeda


Da Igreja à rua Luís de Camões são apenas 50 metros


Escadas do Adro


Rua Luís de Camões


Para quem desconhece, o Agitágueda agita as ruas de Águeda desde o ano de 2006. É um festival cultural e artístico que prende a atenção de quem passa pela cidade e depara-se com a fixação de milhares chapéus de chuva que dão cor e vida ao centro histórico. A rua Luís de Camões, a praça da República e o largo 1º de Maio vêem crescer a arte pública com a passagem de muitos grupos e artistas pelo Agitágueda. 

Um dos banco da rua de Luís de Camões a lembrar a Amália


À rua Luís de Camões segue-se a praça da República


Ponte sobre o rio Águeda


Parte superior da tenda do Agitágueda


Do largo 1º de Maio ao Souto do Rio são 2,8 km


A abandonar o largo 1º de Maio em direcção ao Souto do Rio


De novo pelo largo 1º de Maio, o Pé ante pé segue para Souto do Rio. Para lá chegar, os caminheiros atravessam a ribeira do Ameal e seguem um caminho de terra na companhia do rio Águeda. Nesta parte do percurso, é possível vislumbrar uma série de campos cultivados de milho e outras culturas. Tudo muito cuidado e limpo até que atingimos o Souto do Rio e o contentamento termina.

Ponte de madeira sobre a ribeira do Ameal


Rio Águeda


A travessia do rio Águeda, junto à área de lazer de Souto do Rio, está interdita devido a inexistência da Ponte dos Violantes. E, aqui, está o descontentamento. Ao chegar a este ponto da PR 6, os caminheiros estão impossibilitados de concluir o Trilho do Águeda. E, sem saber nadar, tenho de voltar ao ponto de partida, percorrendo os mesmos 2,8 km, com o desejo de que abertura da PR 6 seja breve.  

Ponte dos Violantes é inexistente 


Área de lazer de Souto do Rio


Está interdita a travessia do rio pela Ponte dos Violantes


Campo de milho


Amoras


Ilha do Águeda


A primeira vez a percorrer uma rota do concelho de Águeda e, apesar da interdição de uma parte do percurso (que impossibilita a conclusão do mesmo), o balanço é positivo. O Agitágueda terminou, no passado dia 26, com o concerto do James Arthur e uma sessão de fogo-de-artifício. Agora, fica a sugestão de visita da Festa do Leitão, que decorre de 9 a 13 de Setembro.

Aventurem-se e boas caminhadas!

Um até já,

TS




Sem comentários:

Enviar um comentário