segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Cidadela de Estremoz

O imenso território do Alentejo guarda vilas e cidades que, numa visita, fazem os forasteiros viajar no tempo e a cidadela de Estremoz é a protagonista de hoje. A Porta de Évora e o Largo D. Dinis são o ponto de partida para esta viagem histórica do Pé ante pé. Entrem, agarrem-se e sintam os encantos do concelho da Torre das Três Coroas.

Férias com história em Estremoz


A Porta de Évora e a sua ponte levadiça dão acesso a cidadela de Estremoz. E, aqui, está um bom ponto para estacionar o carro e começar, a pé, uma viagem ao passado desta fortificação. Seguindo as indicações das placas "Castelo" e "Museu Municipal" e ultrapassada a Porta de Santarém, atinge-se o Largo D. Dinis onde é possível encontrar monumentos históricos importantes. 

Porta de Évora

Muralhas e Torre de Menagem da cidadela de Estremoz


Ponte levadiça da Porta de Évora


A Porta de Santarém é a "porta oeste da primeira cerca medieval, é a mais bem defendida, com maciça torre quadrangular, dando a entender que seria o local de mais fácil acesso à vila amuralhada", lê-se na placa informativa colocada junto à entrada da porta. Esta é a ligação próxima ao Largo D. Dinis e, logo, dos principais monumentos da cidadela de Estremoz. 

Rua da cidadela de Estremoz


Placa informativa junto da Porta de Santarém

A Porta de Santarém e a Torre de Menagem do castelo


A Torre de Menagem ou Torre das Três Coroas, o antigo Paço Real (hoje, Pousada da Rainha Santa Isabel), o Paço da Audiência e uma prisão quinhentista (actualmente, transformada no restaurante 'A Cadeia') são edifícios sobreviventes da explosão do paiol (depósito) de pólvora do castelo, em 1698. A torre de mármore é o que resta da antiga alcáçova, isto é, do ponto mais alto e protegido do castelo.

A deixar pegadas por Estremoz


Janela do restaurante 'A Cadeia' quinhentista


Rua da cidadela medieval de Estremoz


Em pleno centro de Estremoz, a torre de 27 metros de altura é o que sobressai em relação a tudo o resto. Construída nos finais do século XIII e inícios do século XIV com mármore local, a Torre de Menagem é um exemplar bem preservado da arquitetura militar portuguesa. Também é conhecida por Torre das Três Coroas porque a sua construção percorre o reinado de três reis: D. Sancho II (1223-1248), D. Afonso III (1245-1279) e D. Dinis (1279-1325). 

Muralhas medievais da cidadela


Cidade de Estremoz

Rua da cidade de Estremoz


Há vestígios de presença humana em Estremoz desde a época do Neolítico e são eles as Antas da Serra d' Ossa. Esta serra, considerada o pulmão do Alentejo Central, vê correr as águas que alimentam as bacias dos rios Guadiana e Tejo. É um bom sítio a explorar a pé. E, também a caminhar, visitar o centro da cidade com passagem pela praça do Rossio Marquês de Pombal é obrigatório. 

Rua da cidade de Estremoz


Pelourinho


'STREMOZ' sem 'E'


O Rossio é, segundo os folhetos turísticos, a maior praça do país. Está localizado no centro da cidade e, aqui, é possível encontrar o posto de turismo, o edifício da Câmara Municipal e um posto de venda (em plena praça) do Bolo Regional Rainha Santa de Estremoz. Ainda no Rossio Marquês de Pombal, todos os sábados de manhã realiza-se um mercado tradicional, permitindo ao campo visitar a cidade.

Entrada para o 'Monte dos Pensamentos'


Alojamento Rural 'Monte dos Pensamentos' 


Piscina do 'Monte dos Pensamentos'


A cerca de dois quilómetros do centro de Estremoz, é possível descansar no Monte dos Pensamentos. Uma casa de alojamento rural que oferece aos hóspedes um espaço verde sossegado e uma piscina que chama a banhos molhados e secos. Mas esta é apenas uma das várias unidades de alojamento que o concelho tem ao dispor dos visitantes para que estes fiquem mais do que um dia. 

Porta de Santa Catarina à noite


Bolo Rainha Santa de Estremoz


Castelo de Evoramonte


Saindo do centro de Estremoz em direcção a Évora, o castelo de Evoramonte cativa a atenção dos forasteiros que o vêem num dos pontos mais elevados da Serra D' Ossa. Uma freguesia do concelho de Estremoz que é, em 1834, palco da assinatura da Covenção de Evoramente. A localidade de Evoramente marca o fim da guerra civil entre absolutistas e liberais, entrando assim na história de Portugal.  

Vista para a cidadela de Estremoz na chegada e no adeus 


O município de Estremoz tem muito para oferecer aos turistas que escolhem visitar, dormir e comer no seu território. A cidadela, a ponte levadiça da Porta de Évora (onde é possível avistar Evoramente e o seu peculiar castelo), a Torre das Três Coroas, os Paços do Concelho, a prisão quinhentista, a praça Rossio Marquês de Pombal e a Serra D' Ossa. Bons motivos para rumar ao Alentejo.

Aventurem-se e boas descobertas!

Um até já,

TS




Sem comentários:

Enviar um comentário