sábado, 17 de outubro de 2015

Zona ribeirinha de Ponte de Sor

A cidade de Ponte de Sor  é a terceira maior do distrito de Portalegre e a sua zona ribeirinha, situada junto ao rio Sor, é um belo cartão de visita do concelho pela sua beleza e modernidade. Uma breve passagem, um encanto à primeira vista e um circuito pedonal com passagem pela ponte que dá nome à cidade. O Pé ante pé segue as marcas e, adiante, desvenda uma ponte pedonal singular e inovadora. 

Ponte pedonal integra o circuito da zona ribeirinha


A ponte de ligação das margens esquerda e direita do rio Sor, que dá acesso à entrada e saída de veículos da cidade, é hoje uma construção do século XIX e três grandes arcos de cantaria fazem parte da sua composição. Mas, outrora, é possível que o monumento que dá nome a Ponte de Sor tenha integrado uma via romana. Ou seja, a origem da ponte remonta à época dos Romanos.  

A ponte sobre o rio Sor dá nome à cidade


A percorrer um circuito pedonal da zona ribeirinha


A zona ribeirinha está situada junto ao rio Sor


A zona ribeirinha da cidade de Ponte de Sor está situada junto ao rio Sor. É um local agradável e moderno que alia a prática desportiva ao lazer. Uma grande parte da área tem relvado e a zona próxima a antiga via romana é composta por árvores de dimensões gigantescas, evidenciado a longa idade das mesmas. Aqui, o Pé ante pé inicia um circuito pedonal. 

Marca indica mudança de direcção para a direita


A caminhar na companhia do deslizar das águas do rio Sor


Rio Sor


São dois os circuitos pedonais que podem ser percorridos na zona ribeirinha. Ambos com 2200 metros de extensão e de fácil acesso, podendo usufruir deles a pé (em ritmo de caminhada e/ou de passeio), a correr ou de bicicleta. Todas modalidades possíveis pois, aqui, o freguês escolhe a sua preferência e, depois, é aproveitar.

Zona ribeirinha


Chegada ao ESPAÇO FITNESS


Tempo para fazer uns alongamentos 


Depois das árvores gigantescas, o circuito conduz ao complexo das piscinas municipais. Um recinto vedado com rede em toda a volta e circundado por um jardim exterior bem cuidado que integra a zona ribeirinha. Mais à frente, tropeça-se em arte urbana o que é sempre interessante ver nos dias de hoje. O encanto aumenta a cada passo e percurso circular continua a ser traçado.

Seguir em frente


Ponte pedonal singular e inovadora


Parque desportivo e de lazer avistado da ponte pedonal


Numa passagem pelo ESPAÇO FITNESS do parque, é tempo para fazer uns alongamentos pois a prática de desporto assim o exige para evitar possíveis lesões. E, retomando o circuito, uns metros adiante alcança-se a ponte pedonal que integra o percurso. Uma ponte com uma estética singular e uma engenharia inovadora. Um regalo aos olhos de quem passa pela cidade de Ponte de Sor.

Plantas aquáticas sobre o rio Sor

Uma parede de azulejos coloridos dão vida ao parque


Decoração do tronco de uma árvore 


Entre o complexo das piscinas e o ESPAÇO FITNESS, o anfiteatro da zona ribeirinha é um espaço de divulgação da cultura que, nos meses de verão, recebe grupos internacionais de música popular. O circuito está a caminho do fim, todavia há tempo para apreciar o trabalho desenvolvido na decoração de alguns troncos de árvores do parque da cidade. Várias são as instituições do município envolvidas nesta acção.

Área do parque próxima da antiga via romana


Uma sobra agradável em dias de muito calor


Árvores gigantescas na recepção e na despedida


Se à chegada o entusiasmo é grande para conhecer, a despedida é melhor pois deixa-se o parque da zona ribeirinha de Ponte de Sor com o sentimento de missão cumprida. Este é um lugar que deixa saudade e, ainda que seja numa breve passagem, recomendo uma visita. O parque tem, a meu ver, uma beleza natural própria dos espaços do mesmo género, distinguido-se pelo seu lado moderno.

Aventurem-se e bons circuitos!

Um até já,

TS


Sem comentários:

Enviar um comentário