quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Exploração de terras alentejanas e ribatejanas

Montemor-o-Novo, Avis, Castelo de Vide, Abrantes e Tomar são terras a visitar numa passagem pelo Alentejo e pelo Ribatejo. Numa breve paragem, o Pé ante pé explora muralhas, castelos, jardins e vistas panorâmicas incríveis. Numa ida e volta à zona sul de Portugal, o rio Tejo está presente em vários pontos e vê-lo correr é inevitável. 

Vista panorâmica sobre a cidade de Montemor-o-Novo


A cidade de Montemor-o-Novo pertence ao distrito de Évora e guarda uma fortificação medieval que sobressai aos olhos de quem passa por esta terra alentejana. Datada de entre os séculos XIII e XVII, esta fortificação é um conjunto de muralhas, torres e portas que rodeiam o espaço da antiga vila de Montemor. Hoje, este espaço é chamado de castelo e o seu interior esconde vários monumentos.   

Entrada para o castelo de Montemor-o-Novo


Torre de menagem do castelo de Montemor-o-Novo


Torre de vigia da fortificação medieval de Montemor-o-Novo


À entrada do castelo de Montemor-o-Novo destaca-se a Torre do Relógio que, actualmente, alberga a bandeira de Portugal. Uma visita apressada à chegada ao Alentejo, mas calorosa e valiosa. Agora, é tempo de relembrar locais alentejanos e ribatejanos de passagem já no regresso a casa. A vila de Avis é a próxima paragem breve.

Parte da fortificação medieval de Montemor-o-Novo


A caminho da torre de menagem do castelo


Parque de merendas de Avis


Integrada no distrito de Portalegre, Avis é uma vila portuguesa que está concentrada num monte granítico a 200 metros de altitude. Depois de transpor a Porta do Arco, o pouco tempo disponível é aproveitado para admirar o castelo e o que resta da fortificação construída por volta de 1223. Aos pés de Avis, as pessoas podem usufruir do parque de merendas e da praia da barragem do Maranhão.   

Castelo de Vide


De olho na cidade de Abrantes


Rio Tejo de passagem por Abrantes


Ainda pelo distrito de Portalegre, o castelo medieval de Castelo de Vide sobressai no cimo da vila. E, agora, o Alentejo dá lugar ao Ribatejo. O rio Tejo pede uma paragem obrigatória para admirar o correr das suas águas e a vista para a cidade de Abrantes. Aqui, algumas placas e marcas dão a indicação de existência de percursos pedestres. Por isso, esta cidade do distrito de Santarém é um destino a explorar (quiçá) um dia.

Castelo de Tomar


O Convento de Cristo é Património da Humanidade


Exterior do Convento de Cristo


Deixado para trás o rio Tejo e a cidade de Abrantes, o próximo e último destino é o Convento de Cristo. Situado na cidade de Tomar (Santarém), este monumento nacional está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO. A terminar fica a indicação de que esta é uma amostra daquilo que podem ver e admirar numa passagem pelo Alentejo e Ribatejo.

Aventurem-se e boas pequenas paragens!

Um até já,

TS


Sem comentários:

Enviar um comentário