sexta-feira, 4 de julho de 2014

PR 6 de Arouca é o próximo

Janeiro de 2012: Rio de Frades é o local de ponto de partida para percorrer, pela primeira vez, uma pequena rota na íntegra. A PR 6 - Caminho do Carteiro - é uma opção desafiante pelas suas paisagens e vales magníficos e pela dureza do trajecto. No final de um dia de Inverno, a neblina está menos intensa e 14 km ficam percorridos.

Placa informativa de início da PR 6


Volvidos mais de dois anos, é tempo de recordar o percurso que liga Rio de Frades a Tebilhão, passando pela freguesia de Cabreiros. Uma pequena rota linear, de 6 km, repleta de encantos e recantos esbeltos de Arouca. O Percurso do Carteiro fica, com ida e volta, composto por 12 km. Mas, ao todo, andamos 14 quilómetros.

O motivo prende-se com a falta de estacionamento, no lugar de Rio de Frades, e, uma vez que a caminhada foi organizada pelo Clube de Campismo de São João da Madeira - Secção de Montanhismo, o grupo da caminhada era grande. Nesta situação, o melhor é deixar os veículos junto ao cemitério da aldeia a 1 km do início da rota. Daí, os 14 quilómetros.

Agora, deixo pedaços daquilo que, em Janeiro de 2012, ficou registado. Mas, antes, informo que a PR 6 tem um grau de dificuldade elevado. Preparem-se bem ou, então, sejam corajosos e aventureiros. No meu caso, podia ter desistido. Todavia, ganhei paixão pelas caminhadas.

O lugar de Rio de Frades marca o começo da PR 6

Capela de Rio de Frades

Aldeia de Rio de Frades

Montanha

Vestígios das antigas instalações das minas

Pequeno desvio para visitar o interior de uma mina

Rio de Frades

Correr das águas do rio de Frades

FJD & TS à aventura

Escola Primária (inactiva) de Cabreiros

Chegada a Cabreiros

Símbolo de religiosidade 

Parte do trajecto do Percurso do Carteiro

Vales e montes de Arouca

Passagem da PR 6 e da GR 28 por Cabreiros

A chuva chega na hora da despedida


Vale, mesmo, a pena sair de casa e atravessar montanhas para conhecer o que esconde o Percurso do Carteiro. Assim como, Rio de Frades e Cabreiros merecem uma nova visita. Por isso, já sabem, volto lá em breve e, depois, faço a descrição da rota.

Aventurem-se!

Um até já,

TS

Sem comentários:

Enviar um comentário