quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Rota do Castelo

É tempo de férias e momento oportuno para fazer uma pausa dos percursos pedestres do concelho de Arouca. A sugestão de caminhada e/ou passeio que deixo, hoje, passa por percorrer as terras de Santa Maria da Feira. A Rota do Castelo permite aos forasteiros conhecer o centro histórico da cidade, que, até 10 Agosto, está mergulhado na época medieval.

Cortejo da Viagem Medieval


A Rota do Castelo é um trilho circular, com cerca de 6 km, criado em torno de pontos de interesse da cidade da Feira. O trajecto está devidamente assinalado com rectângulos amarelos que tem a inscrição 'RC' e uma seta orientadora a vermelho. É um percurso de nível fácil e pode ter início junto à Câmara Municipal e ao posto de turismo, onde os visitantes tem acesso a folhetos culturais e ao mapa da rota em questão.

Marca orientadora da Rota do Castelo


Calçada junto do posto de turismo


Tendo o posto de turismo de Santa Maria da Feira como ponto de partida, sai-se em direcção a estação de caminho-de-ferro da 'Vila da Feira', lê-se no edifício, junto à qual os caminheiros têm uma vista panorâmica muito abrangente sobre a cidade. O destaque vai para os edifícios amarelos que constituem o Hospital de S. Sebastião. 

Vista panorâmica sobre a cidade


Caminho-de-ferro e estação da 'Vila da Feira'


O Castelo da Feira, 'ex-líbris' do concelho, a Igreja, o Convento e o Museu dos Lóios, a biblioteca municipal, a estação ferroviária, o pavilhão desportivo, os bombeiros voluntários, o tribunal, a Polícia de Segurança Pública, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia são alguns pontos marcados na Rota do Castelo. 

Edifício dos Bombeiros Voluntários da Feira 


Castelo da Feira à vista


Subida pela mata do rio Cáster até ao Castelo


Parque de merendas junto ao Castelo


Castelo da Feira 


Para os habitantes da Feira, a Rota do Castelo torna-se uma forma de incentivo à prática regular de desporto, que é o objectivo do 'Andar a pé'. Um projecto com o apoio da Câmara Muncipal que pretende colocar a população, das 31 freguesias, a 'mexer'. Já para os forasteiros, a 'RC' é um atractivo de visita a acrescentar aos já existentes: Festa das Fogaceiras, Imaginarius, Viagem MedievalTerra dos Sonhos.

Passaporte da Viagem Medieval


Praça do convento repleta de participantes


À entrada da Igreja do Convento dos Lóios


Museu e Convento dos Lóios


Espectáculo de rua 


Fita de Carpinteiro de Lindolfo Ribeiro


Rio Cáster 


Comes e bebes com sons medievais 


'Magia da Floresta'


Cavaleiros junto ao Castelo


Desfile medieval


Fogacinhas


Fica a dica para que visitem as terras de Santa Maria da Feira, viajem no tempo, entrem no espírito medieval, provem as fogacinhas e demais produtos locais e dos arredores. Depois de conhecer o centro histórico, degustar algumas iguarias e assistir a espectáculos de rua, lembrem-se da Rota do Castelo e de percorrer os seus trilhos.

Aventurem-se e tenham bons passeios!

Um até já,

TS

Sem comentários:

Enviar um comentário