quarta-feira, 11 de junho de 2014

Caminhos do Montemuro

Com início e fim no cume da Senhora do Monte, o PR 1 - Caminhos do Montemuro - de Arouca é um percurso circular de pequena rota. Os trilhos rurais e de montanha perfazem 19 km e conduzem os caminheiros a oitava maior elevação de Portugal Continental, começando por percorrer um desnível ascendente bastante elevado para, posteriormente, passar a um desnível descendente também acentuado.





PR 1 - Caminhos do Montemuro



A Serra do Montemuro está, em parte, inserida em Alvarenga. Freguesia do concelho de Arouca desde 1836, que, noutros tempos, já foi sede de concelho. Sendo que, no lugar e povoação de Trancoso, ainda pode ser admirado o Pelorinho de 1590 e a antiga Câmara de 1520. Mas história aparte, falemos, agora, de outros pontos de interesse da região. 

A Natureza, fauna e flora, e a gastronomia são grandes atractivos para quem visita Alvarenga. Basta dar o exemplo do famoso ‘bife’, que leva muitos forasteiros a percorrer quilómetros a fio, fazendo curvas contra curvas e mais curvas, para saborear a iguaria. E, depois de aconchegar o estômago, nada melhor do que mergulhar serra adentro e desfrutar de belas paisagens (ver acima fotogaleria).


Com 1222 metros de altitude, o marco geodésico, situado em Pedra Posta, identifica o ponto mais alto da Serra do Montemuro e do concelho de Arouca. A vista panorâmica é ímpar! E, durante o usufruto dos montes, vales e povoações,  há que lembrar aos caminheiros que todo o meio deve ser cuidado, respeitado e preservado. Certo? Pois bem, outro local que merece atenção é o alto da Senhora do Monte.

Falo de um cume da serra marcado por uma ermida dedicada à Senhora do Monte, cujos festejos decorrem, anualmente, a 8 de Setembro. Daqui, vislumbra-se todo o vale de Alvarenga e diversas outras elevações que marginam o rio Paiva. Destaque ainda para Noninha e Bustelo, duas aldeias locais e rurais que compõem parte do PR 1 e vêem correr as águas do Ribeiro de Bustelo.


Para findar, a Serra de Montemuro faz parte dos concelhos de Arouca (Aveiro), Cinfães, Resende, Castro Daire e Lamego (Viseu). Está ainda compreendida entre o rio Douro (a norte) e o rio Paiva (a sul) e nela nascem os rios Balsemão, Cabrum, Bestanca e o Ribeiro de Corvo. As povoações espalham-se por toda a serra, nomeadamente junto de cursos de água.



Aventurem-se!


Um até já,

TS

Sem comentários:

Enviar um comentário