terça-feira, 10 de junho de 2014

Primeiras Pegadas


Os trilhos florestais, montanhosos e rurais são os responsáveis pela criação deste espaço virtual, ao qual chamo "Pé ante pé". É pé ante pé e devagar, devagarinho que começo a alcançar novas passadas, desafios e paisagens. Tudo isto com a preciosa ajuda do 'meu companheiro de caminhada'. Eu e o Fernando Jorge Duarte, adiante FJD, começamos a descobrir, em 2012, os percursos pedestres do concelho de Arouca, ao qual pertencemos, e, depois, seguiram-se muitas pesquisas e novas paragens a visitar.

Vista panorâmica da Freita para a vila de Arouca


As primeiras pegadas estão marcadas por terras de Arouca. 'Caminhos do Montemuro' (Alvarenga), 'Caminhos do Vale Urtigosa' (Rossas), 'Caminhos do Sol Nascente' (Moldes), 'Cercanias da Freita' (Santa Maria do Monte), 'Rota das Tormentas' (Janarde), 'Caminho do Carteiro' (Rio de Frades), 'Escarpas da Mizarela', 'Viagem à Pré-História', 'Trilho Exótico' (Serra da Freita), 'Rota do Ouro Negro' (Fuste), 'Rota do Xisto' (Canelas), 'Rota dos Aromas' (Espiunca), 'Na Senda do Paivô' e 'A Aldeia Mágica' (Regoufe).

É por estas pequenas rotas que tudo começa e com o desejo de que a Grande Rota 28, por montes e vales de Arouca, consiga ter início, meio e fim para um futuro breve. A esperança permanece já que sempre ouvi dizer que quem corre por gosto não cansa e continuo a afirmar, vezes sem conta, que parar é morrer. Por isso, toca a sair e pé ante pé atingir uma meta pela sua saúde física e mental. Seja por Arouca, Sever do Vouga, Vale de Cambra, S. Pedro do Sul ou qualquer outro ponto do país e/ou mundo, AVENTUREM-SE!

Um até já,

TS

Sem comentários:

Enviar um comentário