terça-feira, 24 de junho de 2014

Dica de visita

Uma vez percorridos os 'Caminhos do Vale do Urtigosa', os caminheiros podem aproveitar a embalagem para visitar a Igreja de Urrô e o Memorial de Santo António, em Santa Eulália. Freguesias vizinhas que ficam a 5-10 minutos da localidade de Rossas. Por isso, nada mais oportuno do que fazer a segunda pequena rota (PR 2) de Arouca e, de seguida, conhecer dois monumentos classificados Imóveis de Interesse Público.

Igreja de S. Miguel de Urrô


Vista lateral da torre da Igreja de Urrô


Memorial de Santo António e meio envolvente




A Igreja de Urrô, construída no século XVII, é um dos monumentos religiosos antigos do município de Arouca. Classificado como Imóvel de Interesse Público, em 1951, o edifício possui uma torre sineira e românica, que eleva-se em frente à porta principal com um cruzeiro no seu adro. O interior é rico em talha dourada.

Já o Memorial de Santo António é um curioso e singular arco funerário medieval de granito. Classificado como monumento nacional, está situado no lugar de Santo António, freguesia de Santa Eulália, e é um tipo raro de sepulturas medievais (séculos XII-XIII). Acresce que é um do conjunto de seis monumentos do género existentes em Portugal e o único, genuinamente, românico do concelho de Arouca.

Fica a dica de visita às terras de Arouca. Aventurem-se e bons passeios!

Um até já,

TS


Sem comentários:

Enviar um comentário